A resposta sexual feminina pode ser determinada linearmente em um modelo tradicional, partindo do DESEJO>EXCITAÇÃO>ORGASMO>RESOLUÇÃO, também existe um modelo circular desta resposta sexual feminina.
Criado por Linda Basson este modelo mostra a sexualidade feminina mais complexa que envolve além de fatores fisiológicos, também emocionais que influenciam a experiência sexual.
Nele existe a conexão emocional que muitas vezes é necessário e influencia o desejo, a intimidade e a segurança na parceria fazem parte desta conexão. O desejo sexual das mulheres pode ser por uma resposta a estímulos, mas também pode ser espontâneo. Elementos psicológicos e físicos estão presentes neste modelo de resposta, desde que seja uma experiência satisfatória e positiva,mesmo sem um desejo sexual o prazer existe. Diferente do modelo linear citado lá no início o de Basson mostra maior flexibilidade, a intimidade, e o envolvimento emocional influenciam de diversas maneiras na resposta sexual.
As disfunções sexuais femininas podem apresentar dor na relação, perda do desejo sexual, falta de excitação, e anorgasmia. As causas das disfunções podem ser muitas.
Uma sexualidade saudável envolve além do prazer físico, envolve autoaceitação, respeito entre as parcerias e muitos outros fatores.
Fato é, caso você sofra com alguma disfunção que afete a sua vida sexual, e isto lhe causa sofrimento, você deve procurar ajuda. A fisioterapia pélvica, a psicoterapia, terapia corporal reichiana, acupuntura, alguns medicamentos ou hormônios, podem ajudar a solucionar estas questões, não deixe de procurar auxílio.
Comments