
A dor é sempre um sinal de alerta do nosso corpo, nos dizendo que algo não está bem, algo está errado.
Imagine então sentir dor na região íntima. Existem algumas maneiras e motivos de sentir dor na região íntima.
Hoje vamos falar de um assunto que eu amo abordar que é a dor na relação sexual, ou dispareunia.
A dispareunia pode ser classificada como de penetração ou de profundidade. Quando de profundidade pode ser algum sinal de outras disfunções como endometriose, ou até alguma infecção.
Quando de penetração, isto é logo no início da relação, pode ser por alguns fatores como falta de lubrificação, tensão na região, também pode ser alguma infecção. A causa mais comum é diminuição da lubrificação, e aí deve-se investigar o motivo desta diminuição levando em consideração a idade, questões hormonais, estilo de vida, outras doenças ginecológicas ou não, tratamentos que a paciente pode estar realizando ou tenha realizado que podem causar está dor. A dor na relação ou dispareunia, é algo que afeta muitas mulheres na vida adulta, mas é pouco falado sobre este assunto. A dor, seja qual for a causa, a intensidade, ou am localização sempre é desagradável e pode trazer consequências inclusive emocionais a esta mulher. Tudo pode virar uma grande bola de neve, a penetração dói, a vontade de ter relação diminui por isso, o relacionamento começa a ficar frustrante, o medo da dor causa mais dor, e desconforto. Você insiste na penetração mesmo com dor, e isso pode levar a fissuras, a mais dor, mais desconforto, mais constrangimento. E assim vira um ciclo vicioso.
É muito importante observar seu corpo e suas reações, e qualquer alteração você deve falar com um profissional da área. A fisioterapia pélvica tem um papel fundamental no tratamento da dispareunia, assim como o acompanhamento terapêutico pois muitas vezes o emocional já está abalado com o fato, ou é o emocional mesmo que causa tal desconforto.
Entender o seu corpo, e o seu ciclo sexual também é muito importante, falar com sua parceria sobre o assunto é fundamental. O tratamento para dispareunia vai desde o uso de lubrificantes até relaxamento da musculatura pélvica, terapia corporal, psicoterapia etc.
O mais importante que você deve lembrar: dor não é normal, é sinal de que algo não está certo, e você deve buscar ajuda para resolver o problema em questão.
تعليقات